top of page

história

A Fundação Robert Kalley surgiu como forma de concretização da vocação social da Igreja Evangélica Presbiteriana de Portugal (IEPP). Após a compra da Quinta do Prado, foi nomeada uma comissão instaladora, com 7 elementos, para elaborar os estatutos e o plano de ação inicial.​

 

O nome foi escolhido em homenagem ao Dr. Robert Reid Kalley, um escocês, médico e missionário presbiteriano na Madeira no séc. XIX, que fez surgir o protestantismo em Portugal, criou escolas e hospitais para os mais carenciados. Perseguido, fugiu para o Brasil, onde continuou o seu trabalho.

Em 1989, a IEPP aprovou os estatutos da Fundação em Sínodo, registando-os a 19 de Março de 1990. Seguiu-se o reconhecimento como IPSS pela Segurança Social, em Dezembro desse ano. Desde a sua criação até 2019, o Presidente do Conselho de Administração foi o Pastor José Salvador.

O trabalho começou com a criação de um Lar para pessoas idosas e com um projeto agrícola. Seguiu-se o Serviço de Apoio Domiciliário e o projeto “Mesmo ao seu lado – Espaço de Encontros”, no âmbito da revitalização do Centro Histórico de Palmela.

bottom of page